Implantação de interceptores de esgoto do sistema Tijuco Preto, em Sumaré, tem avanço de 31%

Implantação de interceptores de esgoto do sistema Tijuco Preto, em Sumaré, tem avanço de 31%

Notícias Jul 11, 2024

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, fechou a semana do dia 05 de julho com 31% de avanço na implantação de interceptores de esgoto que compõem o sistema de tratamento Tijuco Preto. Até agora, 900 metros dos 2,9 quilômetros de tubulações previstos nessa primeira fase da obra já foram instalados. Os interceptores serão responsáveis por conduzir os efluentes gerados das regiões da Área Cura, Matão e de parte de Nova Veneza até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto, em construção no Parque Residencial Pavan. Ao todo, 54 bairros e 93 mil moradores da cidade serão diretamente beneficiados pelo novo sistema de tratamento de esgoto.

Os interceptores são tubulações de maior diâmetro, responsáveis por receber o esgoto das redes públicas e levar os efluentes dos imóveis até a estação para tratamento. Confeccionados em material mais resistente a rompimentos, têm diâmetros que variam entre 300 e 750 milímetros (mm) e são dimensionados para suportar a demanda da região atendida.

“Seguimos com o trabalho em um bom ritmo e praticamente sem intercorrências capazes de prejudicar nosso cronograma. Isso é excelente, porque nossa intenção é entregar essa primeira etapa do sistema dentro do prazo estipulado”, afirma Vinícius de Freitas, coordenador de Engenharia da BRK. 

“É importante frisar, que tanto as tubulações dos interceptores (maior diâmetro), quanto as redes públicas responsáveis por coletar e afastar os esgotos até uma estação de tratamento são dimensionadas para comportar e receber somente esgotos domésticos. Portanto, a água proveniente das chuvas deve ser descartada em tubulações separadas da rede de esgoto”, explica Viviane Moraes, gerente operacional da BRK.
 
Nova ETE terá capacidade para tratar 230 litros por segundo
As obras de implantação da ETE Tijuco Preto também já começaram e seguem com avanço conforme cronograma. A unidade operacional terá capacidade para tratar 230 litros de esgoto por segundo, ocupando um terreno de aproximadamente 20 mil metros quadrados. No momento, estão em andamento montagem de armação, forma e concretagem dos pilares.

O investimento estimado no novo sistema Tijuco Preto é de R$ 80 milhões e a previsão de conclusão é para 2026. A nova ETE contará com a moderna e eficiente tecnologia NEREDA®, desenvolvida na Holanda. Na unidade será realizado o tratamento terciário, com reatores biológicos. Entre suas vantagens estão o baixo consumo energético e a redução da geração de odores.

Acompanhe as obras da ETE Tijuco Preto
O andamento das obras da ETE Tijuco Preto e implantação de interceptores podem ser acompanhados pelas redes sociais da BRK e também no site Sumaré Por Um Novo Amanhã (www.sumareporumnovoamanha.com.br).

Em caso de dúvidas ou solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza ainda o telefone 0800 771 0001, que atende 24 horas, e o WhatsApp (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.